Blog
Saiba tudo sobre o processo de cremação de pets
Os animais de estimação são considerados como membros da família, por isso o momento da partida é bastante doloroso e precisa ser vivenciado com respeito. Para ajudar a amenizar o sofrimento, hoje os donos de pets podem contar com a cremação de animais para proporcionar a melhor despedida.
A cremação é considerada como a opção mais viável para a destinação do corpo do animal, sendo também uma excelente alternativa para quem deseja proporcionar uma despedida digna e especial a seus pets.
Veja como funciona a cremação e quais são as suas vantagens, garantindo a melhor despedida para o seu companheiro.
Como é o processo de cremação de animais?
O processo de cremação de animais é muito parecido com o dos seres humanos. A diferença está na possibilidade de realizar a cremação coletiva, onde o pet é cremado com outros animais e por isso as cinzas não são devolvidas. Já na cremação individual, as cinzas podem retornar ao dono em urnas personalizadas.
Cerimônia de despedida
Para tornar esse momento mais especial e menos doloroso, deixando boas lembranças, os donos dos animais podem solicitar a realização de uma homenagem de despedida. A cerimônia pode incluir apresentação de imagens, música, flores, iluminação especial, entre outros serviços.
Entrega das cinzas
Ao final, restam as cinzas que são retiradas por uma abertura no forno e o que não foi convertido passa por um novo processo, resultando apenas em um pó fino. Depois, as cinzas são colocadas em um recipiente especial e entregue ao dono em uma cerimônia especial, que pode ser coletiva ou individual.
Entrega do atestado
Para garantir que o serviço foi realizado de maneira segura, correta e dentro dos padrões de qualidade exigidos por lei, as empresas de renome costumam emitir o atestado de cremação, assinado pelo veterinário responsável. Geralmente o dono recebe o atestado junto com as cinzas.
Quais os benefícios da cremação pet?
Quando um animalzinho de estimação parte, muitas famílias ficam na dúvida sobre enterrar ou cremar. É importante lembrar que independente da escolha da família, o animalzinho deve ser enterrado em local adequado, um cemitério especializado, para que seja realizado o processo de sepultamento de forma correta, para evitar danos ao meio ambiente. Há alguns anos a cremação vem sendo a melhor opção para se despedir do seu melhor amigo, porque: • Você pode guardar as cinzas de forma especial em uma urna, ou transformá-la em outro material como cristais ou diamantes; • A cremação é um processo seguro e higiênico, que evita infecções e disseminação de microrganismos causadores de doenças; • Além de ser um processo econômico, evita que resíduos e odores entrem em contato com o meio ambiente gerando poluição; • É uma forma de se despedir do seu melhor amigo com dignidade, auxiliando no processo de luto do tutor e da família. Portanto, na hora de decidir sobre o destino do corpo de seu bichinho, lembre-se que você ajuda o meio ambiente ao optar pela cremação de animais, contribuindo para prevenir a contaminação do solo e do lençol freático e evitar a proliferação de doenças contagiosas. Acima de tudo, você trata seu melhor amigo com respeito, amor e dignidade.