Blog
Terapia do luto: Saiba como ela pode te ajudar!
O processo do luto é diferente para cada pessoa, pois cada indivíduo vivencia o luto de acordo com suas experiências e sentimentos. E para ajudar a lidar com tudo isso, a terapia do luto é uma das melhores ferramentas. Mas você sabe como ela pode te ajudar? Entenda como ela funciona e quando fazer e conheça alguns dos principais benefícios desse tipo de terapia para entender a importância de contar com auxílio profissional no momento do luto.
O que é a Terapia do luto?
A terapia do luto é um processo em que você é acompanhado por um terapeuta para que tenha melhores condições de lidar com a perda de um ente querido. Nessa terapia o profissional consegue fornecer elementos que vão fazer com que a pessoa enlutada consiga externar seus sentimentos e entender como fazer para processar todos eles da melhor maneira possível. Além disso, também pode haver participação de uma equipe interdisciplinar com presença de psicólogo e psiquiatra caso seja preciso. Na terapia o paciente é motivado a externar o que sente para evitar que a dor da perda fique reprimida e possa vir a causar problemas futuros, o que pode acontecer quando a pessoa não permite a vivência plena do momento de luto.
Quando é necessário fazer a Terapia do Luto?
Depois de entender um pouco mais sobre a terapia do luto, saber quando ela é indicada também é importante. Esse tipo de terapia pode ser necessária em diferentes momentos da vida, principalmente logo após a perda de alguém querido. Não é preciso esperar determinado tempo antes de procurar a terapia do luto, pois o luto é um processo que contém diversas etapas e em todas elas a terapia pode ter grande contribuição positiva. Além disso, mesmo que a pessoa tenha vivenciado uma perda há bastante tempo, mesmo assim pode haver necessidade de buscar a terapia do luto. Isso porque, nem sempre as pessoas conseguem lidar de forma adequada com a perda e podem acabar reprimindo os sentimentos. Porém, isso não some com o tempo, apenas fica sem ser exteriorizado e pode causar implicações em muitas esferas da vida como na profissional e amorosa, por exemplo. Portanto, nunca é cedo ou tarde demais para procurar a terapia do luto, o importante é ter a oportunidade de falar, ser ouvido e ter o suporte necessário sempre que um episódio de separação, como o luto, acontecer.
Quais são os sintomas emocionais do luto?
A pessoa enlutada passa por muitos sentimentos, entre eles: Tristeza; Estresse; Choque; Culpa; Raiva; Medo; Ansiedade. Portanto, identificar esses sentimentos e comportamentos relacionados a eles pode ajudar a identificar os sinais emocionais. Entre todos eles, os sintomas mais frequentes são a tristeza e um desânimo profundo.
Quais são os sintomas físicos do luto?
O luto não causa somente sintomas emocionais, sendo possível sentir sintomas físicos também. Nesse caso, a pessoa pode sentir palpitações, fadiga, sudorese, náusea, perda ou ganho de peso, problemas digestivos e muitos outros. Isso tudo acontece porque o emocional está interligado com o físico e o sistema nervoso é um dos mais afetados com fortes emoções.
Qual é a melhor hora para buscar a ajuda de um profissional?
O luto é um processo individual e que não pode ser generalizado. Dentro disso, a melhor hora para buscar ajuda profissional vai depender de cada caso. Porém, é comum que a pessoa enlutada não ache necessário a realização da terapia do luto. Com isso, é importante que os familiares e amigos fiquem atentos para, de forma calma e tranquila, tentar mostrar à pessoa que a terapia é necessária.